Iniciativas de Formação – resultado da pesquisa

Em fevereiro de 2024, a DGA – Diretoria de Gestão de Adultos – publicou nos grupos de dirigentes do DF um formulário para que todos os adultos voluntários pudessem sugerir temas de assuntos a serem tratados em iniciativas de formação.

Aproveitamos a proximidade do 2º Congresso Regional Escoteiro 2024 para compartilhar com a Região Escoteira do DF uma compilação do resultado da pesquisa.

Antes, entretanto, dispomos dessa oportunidade para tratar brevemente sobre a formação dos adultos voluntários.

O desenvolvimento dos adultos, como o de qualquer profissional, é uma responsabilidade do próprio adulto.

Uma das funções da DGA é oferecer oportunidades de formação contínua aos adultos voluntários do DF por meio de diversos formatos: módulos, oficinas de aperfeiçoamento contínuo, seminários e cursos técnicos ou participação em comunidades de aprendizagem auto-organizadas (Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro, página 17).

Também faz parte das funções da DGA orientar os adultos voluntários em sua formação; por isso, cabe aqui introduzir os conceitos de heutagogia e ongoing learning.

Heutagogia

Heutagogia é uma palavra de origem grega em que heutos significa auto e agogus significa guiar. Assim, a definição mais direta de heutagogia é o estudo da aprendizagem autodeterminada.

Segundo Amnon Glassner e Scholomo Back, em 2020, a heutagogia vai além da aprendizagem autodirigida e enfatiza a aprendizagem autodeterminada, em que os alunos assumem o papel ativo não apenas na escolha do que aprender, mas também em como aprender e como avaliar sua aprendizagem.

Onlearning

Onlearning foi um conceito concebido por José Cláudio Securato em 2017 que, de forma simples e direta, significa aprendizagem constante ao longo da vida.

Alguns fundamentos de onlearning propostos para executivos pela Escola Saint Paul são:

  • Aprendizagem ao longo da vida – lifelong learning – e em micromomentos; a aprendizagem contínua não implica necessariamente a participação de longos cursos com dezenas ou centenas de horas de estudo;
  • Aprendizagem personalizada e adaptativa; aprende-se por um objetivo específico e aprende-se o que é necessário para a aplicação prática;
  • Uso de tecnologia;
  • Ensino blended, ou seja, a melhor combinação de meios, plataformas e recursos para aprendizagem.

Uma Organização que Aprende

Este é um dos princípios da Política de Adultos no Movimento Escoteiro.

A organização que aprende é uma organização que promove e reconhece a possibilidade de aquisição e de desenvolvimento de competências dos adultos em seu cotidiano e em seu contexto de atuação. Uma organização que aprende fortalece, desta maneira, a capacidade de aprendizado individual, coletivo e organizacional (Política de Adultos no Movimento Escoteiro, página 7).

Considerando tudo o que foi exposto até este ponto, apresentamos abaixo os temas sugeridos, os formatos de iniciativa de formação que nos parecem ser mais adequados a cada tema, as oportunidades que teremos em 2024 e outras oportunidades que não dependem de um curso ou iniciativa formal.

TemaMelhor formatoIniciativas previstas e outras fontes
Técnicas Escoteiras e de Campo e Culinária MateiraMódulo de formaçãoMódulo do Ramo Escoteiro no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
Ciclo de ProgramaMódulo de formaçãoMódulos dos Ramos Escoteiro e Lobinho no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
Atividades de OrientaçãoMódulo de formaçãoA definir
Primeiros SocorrosMódulo de formaçãoA definir
Técnicas VerticaisMódulo de formaçãoA definir
Contação de HistóriasMódulo de formaçãoMódulo do Ramo Lobinho no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
ESPAÇOS SEGUROS
– Como identificar perfis fora do comum nos jovens / lidar com temperamentos diferentes
– Como conversar sobre assédio
– Como identificar comportamentos suicidas
– Como trabalhar com a questão de gêneros
– Escuta Ativa
– Transtorno do Espectro Autista.
Módulos, oficinas, semináriosA definir
Outra fonte: Guia Decola
Saúde mental e o voluntariado (https://www.youtube.com/live/kI62GdKVUz4?feature=shared)
Crescimento de UEL e Captação de AdultosMódulo ou seminárioSeminário de Crescimento no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
CançõesOficina de quartaPrevista para 2024
Progressão PessoalOficina de quartaPrevista para 2024
Gestão de Riscos e SegurançaOficina de quartaPrevista para 2024
Suporte do AdultoOficina de quartaPrevista para 2024
Política de Envolvimento Juvenil – Participação JuvenilOficina de quartaPrevista para 2024
APFOficina de quartaOficina de Sistema de Formação e o Papel do APF no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
Novo Programa EducativoOficina de quartaPrevista para 2024
Atividades entre gruposOficina de quarta ou quarta de RamosA definir
Conflitos na gestão de adultosOficina de quartaOficina realizada em setembro de 2023; sem previsão em 2024
Outra fonte: Guia Decola
Gestão de conflitos no voluntariado (https://www.youtube.com/live/JCef_O8VI0Q?feature=shared)
LiderançaOficina de quartaOficina de Sistema de Formação e o Papel do APF no 2º Congresso Regional Escoteiro 2024
Outra fonte: Guia Decola
O poder transformador do voluntariado: A liderança no engajamento e mobilização (https://youtu.be/qO5M0haj_zA?feature=shared)
Planejando uma Indaba (https://www.youtube.com/live/ueHuUyTdaSA?feature=shared)
RadioescotismoOficina de quartaPrevista para 2024
Marco Simbólico Ramo LobinhoQuarta de RamoConforme planejamento dos encontros
Paxtu e Grupo Padrão e TAAECQuarta de Ramo e quarta de DirigentesConforme planejamento dos encontros
Planejamento de Atividades no Ramo PioneiroQuarta de RamoConforme planejamento dos encontros
Outra fonte: Guia Decola
Planejando projetos (https://www.youtube.com/live/Oom4S0VjVUg?feature=shared)
Avaliações de atividadesQuarta de Ramo e quarta de DirigentesConforme planejamento dos encontros
Assembleias de Grupo e Indaba de UELQuarta de DirigentesConforme planejamento dos encontros
Reunião com as Famílias e palestra informativaQuarta de DirigentesConforme planejamento dos encontros
Captação de AdultosQuarta de DirigentesConforme planejamento dos encontros

Conforme a tabela acima, muitos assuntos já estão previstos para 2024 e outros já têm uma iniciativa de formação marcada.

Aproveitamos a lista de sugestões para compartilhar um canal escoteiro chamado Guia Decola que oferece temas relevantes para momentos autônomos de aprendizagem.

Alguns vídeos que contribuem para os temas sugeridos estão listados na tabela.

Abaixo segue o link para o canal Guia Decola para você explorar:

https://www.youtube.com/@guiadecola

Agora que você conhece os conceitos de heutagogia, aprendizagem constante (onlearning) e micro momentos de aprendizagem, que sugestões você tem para se manter em desenvolvimento contínuo de forma autônoma?

Compartilhe ideias nos comentários e mantenha-se em ação.

Sempre Alerta,

Equipe DGA

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *