Gestão de Adultos

O Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário. Todo adulto que desempenhe cargo ou função, como escotista ou dirigente institucional, tem o direito e o dever de se aperfeiçoar ao máximo possível para desempenhar suas responsabilidades no Escotismo da melhor forma.

O processo de formação dos adultos compreende todo o ciclo de vida do adulto no Movimento Escoteiro, por meio de uma formação personalizada e contínua, estimulando a autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências em três áreas: conhecimento e como aplicá-lo na solução de problemas; habilidades desenvolvidas por meio da experiência real; e valores e atitudes.

O processo de formação é composto por duas linhas:

  • Escotista (que atua diretamente com os jovens);
  • Dirigente Institucional (que trabalha na administração do grupo escoteiro).

Cada linha de formação compreende um processo de três níveis:

  • Nível Preliminar – composto por tarefas prévias e curso;
  • Nível Intermediário – composto por tarefas prévias, curso e prática supervisionada;
  • Nível Avançado – composto por tarefas prévias, curso e prática supervisionada.

Esperamos e incentivamos que o adultos deem continuidade ao seu processo de formação até completar o Nível Avançado. Os voluntários que desejarem, ainda tem a opção de realizar o Curso de Formadores para, assim que o concluírem, ficarem à disposição de sua Região Escoteira para atuar como diretor de cursos.

Você pode encontrar muito material de apoio no site dos Escoteiros do Brasil.

Para contribuir com a formação dos adultos do movimento escoteiro e conforme a Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro (PNAME), realizamos regularmente cursos para os níveis preliminar, intermediário e avançado.

Os Níveis Preliminar, Intermediário Avançado são compostos por três etapas:

  • Tarefas prévias;
  • Curso; e
  • Rotas de Aprendizagem.

A inscrição deve ser feita pelo Meu Paxtu.

Proporcionando a nossos associados a possibilidade de estar sempre se atualizando, oferecemos alguns cursos no formato de ensino a distância (EAD). Incentivamos a participação presencial, valorizando a troca de experiências e opiniões, mas entendemos que a participação a distância se justifique. Na plataforma, estão disponíveis conteúdos relativos aos cursos que podem ser lidos e estudados pelos voluntários.

Os cursos estão disponíveis no Campo Escola Virtual (CEV).

Até a implantação das Diretrizes Nacionais para Gestão de Adultos, posteriormente substituída pela PNAME, os Escotistas e Dirigentes deveriam executar um projeto para a conquista do nível avançado / Insígnia da Madeira. Como registro, disponibilizamos os projetos executados na Região do DF até a alteração do processo de formação:

    A Diretoria Regional de Gestão de Adultos, visando melhorar os processos de solicitação de conclusão de nível, modifica o meio de solicitação. Não mais será necessário o preenchimento do formulário Word e o envio com as assinaturas.

    As solicitações de conclusão de nível serão realizadas pelo site regional, seguindo o mesmo padrão utilizado no formulário. Para aprovação do nível, será necessário o preenchimento completo deste formulário e assinatura digital (qualquer formato de imagem) dos três elementos do processo: Adulto em Formação, Assessor Pessoal de Formação e Diretor da Unidade Escoteira, para ciência da Unidade Escoteira.

    Após preenchimento pelas partes, a Diretoria Regional de Gestão de Adultos avaliará e dará andamento no processo.

    Formulário de Solicitação de Conclusão de Nível