Boletim 1 – Curso Intermediário Híbrido 2024

Região Escoteira do DF

Diretoria de Gestão de Adultos

Curso Intermediário Híbrido

Escotista e Dirigente 

Objetivo

A Diretoria de Gestão de Adultos do Distrito Federal (DGA – UEB/DF), com o intuito de qualificar os adultos voluntários do Movimento Escoteiro, abre inscrições para o Curso Intermediário Escotista e Dirigente na modalidade híbrida.

Esta modalidade de curso combina conteúdos ministrados no Campo Escola Virtual (CEV) dos Escoteiros do Brasil por meio de estudos autônomos, assíncronos e tutorados com uma etapa presencial acampada.

O curso segue a matriz de competências dos Escoteiros do Brasil com Unidades Didáticas oferecidas a distância e presencialmente.

Pré-Requisitos

  • Ter realizado a Promessa Escoteira;
  • Ter um APF cadastrado no Paxtu;
  • Estar em dia com o Registro Escoteiro junto à União dos Escoteiros do Brasil no período do curso;
  • Ter concluído o nível preliminar na linha de formação por meio do preenchimento do formulário de solicitação de conclusão do nível até 20 de julho de 2024 conforme o processo de solicitação de conclusão de nível disponível no site do Escoteiros do DF https://escoteirosdf.org.br/quero-conhecer-o-escotismo/institucional/equipe-regional/formacao_de_adultos/
  • Ter disponibilidade diária para acesso ao ambiente virtual;
  • Ter acesso à internet e dispositivos eletrônicos (computador, tablet, ou celular);
  • Ter cadastro no Campo Escola Virtual (https://ead.escoteiros.org.br/);
  • Ter disponibilidade para participar integralmente da etapa presencial acampada.

Datas e horários

  • Inscrições: de 10 a 22 de julho de 2024, até às 18h;
  • Reunião prévia online: quinta, 25 de julho, das 20 às 21h, através da plataforma Google Meet no seguinte link: meet.google.com/ikb-fhza-xng
  • Etapa EaD: de 26 de julho a 22 de agosto, até às 23h55;
  • Etapa Presencial: das 8h de sábado, 24 de agosto, às 12h30 de domingo, 25 de agosto de 2024, no Campo Escola dos Escoteiros do DF (SCES Trecho 3, lote 3, Asa Sul, Brasília/DF).

Atualização do seu cadastro no Paxtu

Toda comunicação com os cursantes é realizada por meio de email e telefone cadastrados no Paxtu. Dessa forma, antes de realizar a inscrição no curso, por favor verifique seu cadastro no Paxtu e, se necessário, atualize as informações.

Inscrições

  • As inscrições serão realizadas através do Meu Paxtu, de 10 a 22 de julho de 2024;  
  • Após sua inscrição no Meu Paxtu, você receberá um e-mail de confirmação de sua participação em até 48 horas e os dados bancários para pagamento da taxa de inscrição;
  • Serão disponibilizadas 32 vagas para cada linha de formação por ordem de inscrição, podendo ser formada uma lista de espera para um novo curso ou para repor possíveis desistências;
  • Taxa de inscrição: R$150,00 (cento e cinquenta reais); demonstrativo simplificado da taxa: alimentação (almoço de sábado, jantar de sábado, café da manhã de domingo e três lanches): R$135,00; despesas administrativas e bancárias, materiais, impressões e reserva de contingência: R$15,00;

Pagamento da taxa

  • Após sua inscrição no Meu Paxtu, você receberá um e-mail de confirmação de sua participação em até 48 horas e os dados bancários para pagamento da taxa de inscrição;
  • Não há emissão de boleto bancário para pagamento da taxa; aguarde o recebimento do email com os dados bancários para efetuar o pagamento;
  • O comprovante de pagamento da taxa deve ser enviado imediatamente após o pagamento para [email protected];
  • O comprovante de pagamento da taxa deve ser enviado até o dia 25 de julho de 2024, às 17h;
  • As inscrições não confirmadas por meio do envio dos comprovantes de pagamento serão canceladas e serão chamados cursantes da lista de espera;
  • Adultos voluntários que possuem isenção da contribuição associativa, Associado Isento (conforme instrui a Resolução CAN 09/2020), poderão solicitar isenção da taxa de inscrição deste curso enviando e-mail para [email protected].

Política de desistência do curso e devolução da taxa de inscrição

  • A data limite de desistência do curso com reembolso é dia 10 de agosto de 2024;
  • Para desistências até o dia 10 de agosto de 2024, o valor de R$135,00 (cento e trinta e cinco reais) será reembolsado ao cursante;
  • Toda solicitação de desistência do curso deve ser formalizada por email enviado para [email protected];
  • Desistências a partir de 11 de agosto não serão reembolsadas em qualquer valor, visto que os fornecedores devem ser contratados com antecedência.

Programação da etapa EAD

DataAtividade
Quinta, 25/julReunião prévia, das 20 às 21h, online por meio do Google Meet: http://meet.google.com/ikb-fhza-xng 
29/jul a 22/agoEtapa EAD; todas as unidades didáticas disponíveis para os cursantes
Sexta, 23/agoAvaliação final do curso, emissão do certificado dentro do CEV, divulgação da lista final de aprovados para a etapa presencial.

Acampamento

A etapa presencial terá pernoite no Campo Escola no formato de acampamento para ambas as linhas de formação, escotista e dirigentes. Os cursantes não podem deixar o Campo Escola durante o curso, visto que a imersão no ambiente escoteiro é parte da formação e do desenvolvimento do adulto voluntário.

Todos os cursantes, salvo situações excepcionais comunicadas à direção do curso até o dia 20 de julho, deverão dormir em barracas. O Campo Escola estará aberto a partir das 18h da sexta-feira, 23 de agosto, assim como às 7h do sábado, 24 de agosto para que haja a montagem dos campos, com as barracas.

Os cursantes terão livre acesso aos seus dispositivos móveis para se comunicar com suas famílias, mas durantes as atividades do curso, pede-se total concentração.

Casos excepcionais devem ser comunicados à coordenação do curso com antecedência até o dia 20 de julho.

Cada cursante deve levar seu material de campo, não sendo fornecido nenhum equipamento por parte da Região Escoteira.

Aprovação no curso

Para ser aprovado no Curso Intermediário Híbrido, linha escotista ou dirigente, o cursante de ser aprovado nas etapas EAD e presencial conforme os critérios abaixo:

  • etapa EAD: participar dos fóruns e ser aprovado nas tarefas de todas as Unidades Didáticas;
  • etapa presencial: participar de 80% das unidades didáticas presenciais.

Aspectos não previstos

Quaisquer aspectos não previstos neste boletim serão tratados pelo Diretor do curso juntamente com a Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Está na Definição que o Movimento Escoteiro é para jovens, mas só existe com a colaboração de adultos voluntários.

Adultos bem formados e que dominam plenamente o Programa Educativo são cruciais para atingirmos nosso Propósito.

Sempre Alerta!
Hugo Sales
Diretor do Curso Intermediário
Marcelo Elias
Diretor de Gestão de Adultos DF
Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *