Comunicado 05 – Manutenção das medidas de enfrentamento à COVID-19

Brasília, 21 de abril de 2020.

Comunicado 05/2020 UEB-DF

Assunto: Manutenção das medidas de enfrentamento à COVID-19

A Diretoria Regional do Escoteiros do DF reforça os normativos e comunicados das autoridades governamentais e do nível nacional dos Escoteiros do Brasil, em especial os trechos a saber:

1. Decreto Nº 40.583, de 1º de abril de 2020:
    1. Ficam suspensas as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, no âmbito do Distrito Federal, até o dia 31 de maio de 2020.
  2. Ofício 56/2020 da Diretoria Executiva Nacional:
    1. Assim, em continuidade com as iniciativas institucionais já tomadas, a Diretoria Executiva Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, determina a prorrogação da suspensão das atividades escoteiras presenciais em todo o país até 2 de maio de 2020.

Além disso repetimos o já repassado nos comunicados 03 e 04:

1. cabe às Diretorias das UELs orientar os associados a respeito das medidas informadas, além de deliberar sobre aspectos complementares referentes às atividades em suas respectivas jurisdições (de acordo com as orientações das autoridades competentes).
  2. Continuar a aplicação do programa educativo, utilizando a criatividade e desenvolvendo novas formas de reuniões à distância, como gincanas e tarefas para serem desenvolvidas em casa, acompanhamento da progressão pessoal à distância, reuniões virtuais com uso de recursos tecnológicos. Ou seja, uma verdadeira revolução tecnológica em benefício do escotismo. Além disso, os Escoteiros do Brasil disponibilizarão em suas redes sociais, materiais e fichas com atividades domiciliares.

Assim, reforçamos:

1. As UELs deverão ficar atentas às orientações do Governo Distrital/Estadual e acatar as determinações legais.
  2. As UELs deverão ficar atentas às orientações dos Escoteiros do Brasil, que são divulgados no site oficial: https://www.escoteiros.org.br/?s=covid
  3. As UELs devem continuar a aplicação do Programa Educativo, principalmente com o apoio do material disponibilizado em https://www.escoteirosonline.org.br/
  4. Estão disponíveis de forma gratuita as ferramentas G Suite, conforme divulgado em https://escoteirosdf.org.br/2020/04/20/ferramentas-g-suite/

Além disso, dia 22 de abril divulgaremos resolução da Diretoria Regional sobre a contribuição regional, que apesar de ser competência da Assembleia Regional e devido ao período excepcional que estamos passando, essa Diretoria Regional flexibilizará as regras definidas pela Assembleia, e que posteriormente apresentará para apreciação da Assembleia Regional.

ADRIANA FRONY

Diretora Presidente