23 de Abril: Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro em Homenagem a São Jorge

Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o “Dia Mundial do Escoteiro”. Esta data foi escolhida em homenagem ao Santo escolhido por Baden-Powell como padroeiro dos escoteiros, desde o início do Movimento. Sobre isso, o Fundador escreveu, no seu livro “Escotismo Para Rapazes”:

“Os cavaleiros tinham como padroeiro São Jorge, porque era, de todos os Santos, o único Cavaleiro. São Jorge é o padroeiro da Cavalaria e um santo de especial devoção na Inglaterra. É, também, o padroeiro dos Escoteiros em toda a parte. Portanto, todos os Escoteiros devem conhecer sua história e sua lenda.

São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio. No dia em que São Jorge chegou lá a sorte havia caído sobre a filha do rei, Cleolinda. São Jorge resolveu que ela não devia morrer, e então foi atacar o dragão que vivia num pântano nas proximidades, matando-o”.

Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.

“O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira. Lembre-se disso no próximo dia 23 de abril e envie suas saudações aos irmãos Escoteiros do mundo inteiro”.

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *