A 12h Nadando é uma atividade organizada pelo SESI de Taguatinga que está, neste ano, em sua 3ª edição.
Seguindo, de um modo mais simples, a sistemática da já tradicional 25h Nadando, organizada pelo SESC junto com a UnB, a 12h Nadando traz o seguinte desafio: manter uma raia com nadadores nadando continuamente por doze horas.
Neste ano, os Escoteiros do DF estará à frente de uma raia para os escoteiros, organizada pela Coordenação Regional da Modalidade do Mar. E, para tanto, os ramos sêniores e pioneiros de todas as Unidades Escoteiras Locais estão sendo convidados a participar!
Não perca!
SOBRE O EVENTO
Data: 10/5/2025
Local: SESI de Taguatinga – QNF 24 – Taguatinga Norte.
Horários: As Unidades Escoteiras Locais deverão estar no local até às 7h30 da manhã do dia 10/5/2025 para credenciamento. A largada será dada às 8h e a finalização das 12h nadando será às 20h, seguida da premiação.
Dinâmica do Evento: O evento segue, de um modo mais simples, a sistemática da já tradicional 25h Nadando. São 8 raias, cada uma representada por uma organização ou conjunto de organizações, dentro de um revezamento contínuo de nadadores, em que cada nadador deverá completar o mínimo de 100m e o máximo de 500m, por pulo, podendo repetir os pulos quantas vezes quiser.
As equipes são condecoradas de acordo com a sua colocação, sendo do 1º ao 3º lugar condecorados com troféus, e, do 4º ao 8º lugar, com menção frente a todos os participantes.Todos os nadadores receberão uma medalha de participação no evento.
Material Individual e Coletivo: Como material individual, temos: sungas, no caso dos homens, e maiôs, biquínis ou sunquinis, no caso das mulheres. É obrigatório o uso de touca, sendo facultada a utilização de óculos apropriados para a prática da natação, e, se necessário, tampões de ouvidos e nariz. Além disso, lembrar de levar toalha e chinelo. Como material coletivo, pede-se que os grupos se organizem quanto à alimentação e estejam com suas bandeiras. É de bom tom que todos cheguem uniformizados, de forma que sejamos reconhecidos como membros da União dos Escoteiros do Brasil, região do DF.
Alimentação: Cada Unidade Escoteira Local deverá ser responsável por sua própria alimentação. O local dispõe de lanchonete.
Infraestrutura: O local dispõe de vestiários com duchas e sanitários (feminino, masculino), piscina semi olímpica e arquibancada. Sugere-se que as Unidades Escoteiras Locais levem tendas para organização de seus jovens e eventualmente para cozinha (existe uma área grande para tal).Acompanhamento dos Jovens: É muito importante que os adultos estejam atentos aos seus jovens durante todo o evento, principalmente quanto às idas aos vestiários, lembrando que o uso será de todos os inscritos no evento e estamos com menores de idade.
PROGRAMAÇÃO
Estaremos concentrados no local do evento à partir das 7h, auxiliando jovens e adultos no credenciamento.
Às 7h50, nos concentraremos em frente à raia da ponta (raia 8), espaço suficiente para montarmos uma tenda para organização dos nossos nadadores.
Às 8h, com a largada, daremos início ao revezamento, de forma tranquila, para que nossos jovens e adultos estejam o mais à vontade possível, principalmente para que nossos adultos possam acompanhar seus jovens, dando todo o suporte necessário.
Às 20h será finalizado o revezamento e estaremos no aguardo dos avisos da organização quanto às colocações e devidas premiações.
OBS: Cada grupo deve estar atento à alimentação e hidratação dos seus jovens e adultos durante todo o evento.
*Esta programação está sujeita a modificação pela organização sem prévio aviso.
PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
Inscrição: A inscrição deverá ser feita individualmente no Meu Paxtu ou por lotes pelo Paxtu Administrativo até o dia 1º de Maio (Quinta-Feira).
Vagas: Serão disponibilizadas 100 (cem) vagas no total.
Categorias:
- Jovem (Nadador) [Sênior ou Pioneiro]
Valor da Inscrição: 2Kg de alimentos não perecíveis por nadador a ser levado no dia do evento.
Esses alimentos serão destinados ao Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema FIBRA para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Jovem deve estar com:
- Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório;
- Cadastro no Paxtu no ramo de inscrição; e
- Idade compatível com o ramo de inscrição durante todo o evento.
OBS: Salvo aviso posterior em sentido contrário, apenas jovens dos ramos seniores e pioneiros poderão se inscrever na atividade, em razão do número reduzido de vagas.
- Escotista (Nadador e Acompanhante dos Jovens)
Valor da Inscrição: 2Kg de alimentos não perecíveis por nadador a ser levado no dia do evento.
Esses alimentos serão destinados ao Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema FIBRA para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O Adulto deve estar com:
- Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório;
- Cadastro no Paxtu na condição de Escotista ou Dirigente.
- Equipe de Serviço (Apenas Acompanha os Jovens)
O Adulto deve estar com:
- Registro ativo e válido durante todo o evento, podendo ser registro provisório;
- 18 anos ou mais e cadastro no Paxtu como Pioneiro ou Adulto Voluntário no início do evento.
OBS: Havendo excesso de nadadores no horário, será dada prioridade aos membros juvenis
REGRAS GERAIS
Aproveitamento de Inscrição: Não é permitido o aproveitamento de inscrição paga para seu uso como crédito em outro evento. Caso o inscrito não possa participar do evento, indica-se o cancelamento da inscrição, com recebimento de eventual reembolso, conforme o caso.
Ficha Médica: Solicitamos que todos os participantes mantenham suas fichas médicas atualizadas, incluindo revisão das restrições alimentares. A atualização garante um atendimento mais preciso e seguro em caso de necessidade durante o evento, incumbindo a cada inscrito e seus respectivos responsáveis realizá-la sempre que necessário.
Autorizações: As Unidades Escoteiras deverão estar com as autorizações de cada jovem devidamente assinadas pelos pais ou responsáveis. Não haverá entrega para a coordenação do evento.
Atitudes e Comportamento: Eventos escoteiros representam um espaço de encontro, intercâmbio e amizade, refletindo os valores expressos na Lei e Promessa Escoteira. O não cumprimento das normas ou instruções fornecidas pela Equipe de Organização acarretará medidas apropriadas, podendo inclusive resultar na exclusão do participante da atividade.
Relações Interpessoais: Atitudes ou situações que comprometam a integridade física, psíquica e moral dos participantes, assim como sua estabilidade emocional, não serão toleradas. Os participantes devem demonstrar respeito mútuo, enquanto os adultos devem aderir à Política de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, conforme estipulado no Capítulo 15 do nosso P.O.R.
Procedimentos não previstos: A coordenação do evento decidirá quanto aos procedimentos não previstos neste boletim.
- ESPAÇOS SEGUROS
Os Escoteiros do Brasil comprometem-se a oferecer um ambiente seguro para que os conceitos da Política Nacional de Espaços Seguros sejam cumpridos com excelência.
Serão viabilizadas distintas formas de inclusão, de acordo com necessidades específicas de seus participantes, desde que informadas na inscrição.
Ademais, estará disponível, durante toda a duração do evento e para todos os seus participantes, independentemente da categoria, atendimento de saúde mental pela Equipe Regional de Espaços Seguros.
MAIORES INFORMAÇÕES
Para maiores informações entrar em contato em contato@escoteirosdf.org.br ou pelos telefones (61) 3039-3419, (61) 3039-3453 ou (61) 98175-0008 (whatsapp).