Escoteiros do GE Grande Colorado promovem a inclusão

O Grupo Escoteiro Grande Colorado – 37º DF, promove inclusão realizando a promessa Escoteira do jovem Gabriel Teixeira Rosa de Lima membro da Tropa Sênior João Ribeiro dos Santos – Patrulha Kariri​.

A integração e promessa foi realizada no último dia 23 e foi um momento de muita emoção para o sênior, que iniciou sua caminhada escoteiro no início do ano. Gabriel Rosa está integrado com os amigos e participa ativamente das atividades e ficou muito feliz com sua promessa, apesar do nervosismo e emoção durante a cerimônia, que foi preparada com muito carinho pelo grupo.

“Gabriel vem vivenciando os valores escoteiros, aprendendo nas atividades, de forma prática, tudo o que um escoteiro faz. Jovem com síndrome de Down, ultrapassa todos  os seus limites, com o apoio de sua família, dos amigos e dos Escoteiros. Compreendendo a Promessa escoteira e as Leis, chegou o momento especial, onde próximo a uma Lagoa com muitas árvores, a natureza contemplou a sua conquista. Ele se mostrou muito emocionado, falou baixinho que estava nervoso e levou um papel com a Promessa Escoteira para ler”, destacou a dirigente Juciele Ortiz.

O sênior Gabriel sempre buscou aprender e participar de várias atividades, dentro e fora do Escotismo. Acabou de concluir o Ensino Fundamental e também se tornou o primeiro atleta faixa preta com síndrome de Down do DF. Motivo de muito orgulho e alegria para todos os amigos, irmãos escoteiros e família dele!

​Certamente, muitos desafios ainda virão, e assim como o sênior Gabriel, já assumiu em algumas ocasiões a liderança da sua patrulha, em entregas especiais ao monitor, ele irá ​sempre buscar o aprendizado e a superação dos desafios.

Os Escoteiros do DF parabenizam esta conquista, assim como o trabalho pela inclusão e respeito à diversidade.

Sendo o Movimento Escoteiro para todas as crianças e jovens é de suma importância promover a inclusão, para a participação de deficientes, atendendo as suas necessidades e tempo de aprendizagem, com atividades, sejam elas adaptadas quando necessário.

Para as Unidades Escoteiras é uma oportunidade de aprender com a diferença e trazer para a sociedade que todos tem os mesmos direitos e todos são importantes. Os demais jovens desenvolvem o senso de cuidar do próximo, limites, integrar, ensinar e aprender como todos que estão  inseridos no ambiente escoteiro. Bem como, respeito e motivação de um para com o outro.

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *