+100 Anos de Aventuras
Atividade
Público Alvo
Vagas
Dia / Hora
Módulos de Ramo
Conhecer o ramo em que trabalha envolve saber suas especificidades, tais como a história de Mowgli ou as virtudes pioneiras, assim como reconhecer de que modo elementos gerais como o método escoteiro, a programação de atividades e projetos e o ciclo de programa devem ser ajustados conforme a realidade de cada faixa etária e cada contexto.
Neste espaço, serão abordados temas específicos de ramo, tais como marco simbólico, ênfase educativa e cerimônias, assim como questões gerais, como programação de atividades, habilidades escoteiras e ciclo de programa, sempre considerando a realidade prática do ramo em questão.
Escotistas dos ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro
50 por ramo
Sábado – 8h às 12h
Coordenação
Rafael Werneburg, Deomar Rosado, Carmen Barreira, Hugo Sales, Nivania Ramos e Monica Albuquerque
Programação
✅ Introdução – 14h – Mônica Saraiva (Presidente dos Escoteiros do DF) e Rafael Werneburg (Diretor de Crescimento e Expansão).
✅ Painel de Abertura – 14h10 às 15h10min – Crescimento e Expansão do Escotismo no Brasil: onde queremos chegar?
Convidada: Carmen Barreira – Vice-Presidente dos Escoteiros do Brasil
✅ Mesas de Discussão – 15h10 às 17h45min
📌 Mesa 1 – 15h10min às 15h55min
📌 Intervalo – Coffee-Break – 16h – 16h15min
📌 Mesa 2 – 16h15min – 17h
📌 Mesa 3 – 17h – 17h45min
📌 Encerramento – 17h45min
⚜ Mesa 1 – Crescimento para todos: Como podemos expandir, tornando o escotismo mais inclusivo e acessível.
Moderadores: Rafael Werneburg (DCE) e Nivania Ramos (70ºDF)
Descrição: Os Escoteiros do Brasil estabeleceram como metas estratégicas crescer e expandir no território nacional, bem como tornar-se um movimento cada vez mais inclusivo e acessível. Estes dois tópicos alinhados nos põem desafios institucionais importantes. Sabemos que muitas unidades já possuem boas práticas para a efetiva inclusão de jovens e adultos, consequentemente conseguem crescer com consistência e equilíbrio. Será que conseguimos criar meios mais efetivos para expandir o ME pensando nas várias dimensões da inclusão e acessibilidade (digital, cultural, religiosa, PCD, financeira, etária, gênero, entre outros)?
⚜ Mesa 2 – Crescimento e Retenção de jovens/adultos na minha Unidade Escoteira Local (UEL).
Moderador: Hugo Sales (11º DF)
Descrição: Crescer e Expandir o Movimento Escoteiro, possibilitando com que cada vez mais jovens tenham a vivência do movimento escoteiro, é não só uma meta institucional, como também um compromisso global de oferecer a oportunidade do Escotismo para jovens e crianças se desenvolverem em um ambiente seguro e repleto de boas experiências. Há espaço para expandirmos nossa atuação em nossas unidades locais? Como podemos captar e reter os jovens em nossa unidade? Será que a solução é a abertura de novas seções? Esses e outros questionamentos permanecem no debate em nossas unidades escoteiras.
⚜ Mesa 3 – Estratégias para Captação de Adultos.
Moderador: Deomar Rosado (DRI)
Descrição: Um dos pontos do método escoteiro é o suporte do adulto e, talvez, um dos grandes desafios de um movimento composto por voluntários seja justamente a captação de adultos com perfil e comprometimento adequados. Sabemos que, em muitas Unidades Escoteiras, adultos desempenham mais de uma função (sendo, de forma concomitante, escotista e dirigente) e acabam acumulando atividades que impactam no dia a dia da Unidade. Neste contexto, para a continuidade do Movimento Escoteiro é essencial que formemos uma boa equipe de adultos voluntários. Já temos ferramentas importantes para a captação de adultos (por exemplo, o manual de entrevistas por competências), quais estratégias podemos adotar para fortalecer a captação de adultos?
✅ Encerramento – 17h45min
Apresentação dos objetivos da Diretoria de Crescimento e Expansão do DF para 2024.
Escotistas e Dirigentes
50
Sábado – 14h às 17h
Temas das Oficinas
Oficinas são atividades formativas feitas com o objetivo de fomentar a troca de conhecimentos e experiências em relação a um assunto prático específico, com o auxílio de um facilitador.
Cada oficina terá a duração de 1h15min, transcorrendo conforme o seguinte cronograma:
- 14h – Primeira rodada nas oficinas;
- 15h15min – Coffee break;
- 15h45min – Segunda rodada nas oficinas;
- 17h – Encerramento
Para este espaço, serão oferecidas quatro oficinas, em duas rodadas, com as seguintes temáticas:
Sistema de Formação e o papel do APF
Daniel HD e Renato Luz
Da introdução das competências aos cursos híbridos, com EAD, o sistema de formação de hoje, em especial na parte dos cursos, está irreconhecível em comparação com 10 anos atrás. Todavia, o seu pilar central, o APF, permanece pouco compreendido e muito debatido, uma figura que se tenta fazer funcionar plenamente há pelo menos vinte anos, com experiências positivas e negativas. Como opera hoje a formação nos Escoteiros do Brasil? As modificações recentes havidas no sistema de formação estão surtindo efeito? Como trabalhar com a figura do APF de modo produtivo e compatível com o sistema de formação atual? São questões a serem trazidas nesta oficina.
Gestão de Equipes
Bruno Souza – 11 DF e Leonardo Mendes – 11 DF
Um dos pontos do método educativo escoteiro é a vida em equipe. Porém se engana quem acha que apenas os jovens atuam desse modo. Dentro das equipes de escotistas, nas diretorias, nas comissões fiscais e de ética e em qualquer unidade escoteira, para além apenas das seções – nenhum voluntário é uma ilha, todos estão em equipes, devem viver nelas adequadamente, não só pelas suas funções, mas pela sua condição de exemplo ao jovem. Esta oficina tem por objetivo explorar meios e compartilhar experiências sobre gestão de equipes no voluntariado escoteiro.
Planejando Grandes Atividades
Kamila Fonseca
O programa escoteiro pressupõe oportunizar ao jovem atividades variadas, o que incluirá, invariavelmente, atividades de grande porte. Sejam atividades regionais, sejam eventos incluindo toda a unidade escoteira, não é trivial a organização de uma grande atividade. Obtenção de local, definição de taxa, controle de inscrições, coordenação de múltiplas programações concomitantes, compra de materiais, camisas e distintivos, ações de comunicação, preparação do campo, prestação de contas – sem falar na execução da atividade em si. Nesta oficina, serão abordados e compartilhados instrumentos e estratégias para o planejamento e execução de grandes atividades de modo a tornar esse desafio viável, sempre com o intuito de oferecer ao jovem as melhores oportunidades de aprendizagem.
Comunicação: Posicionamento da Marca
Jefferson Tomázio – 4 DF
A oficina sobre o posicionamento da marca dos Escoteiros do Brasil será centrada no Objetivo Estratégico 3 (Comunicação Externa) do Planejamento Estratégico 2022 a 2025, focando em ampliar a comunicação externa por meio de meios massivos para reforçar o posicionamento da marca, onde a imagem dos Escoteiros do Brasil deve retratar com precisão o que fazemos e por que fazemos, transmitindo de maneira evidente nossos valores, de modo que sejamos reconhecidos como movimento de referência para crianças, adolescentes e jovens.
Escotistas e Dirigentes
25 por oficina
Sábado – 14h às 17h
13° Fórum Regional de Jovens
Líderes
Ordem do dia:
- Eleição da Mesa Diretora;
- Nota de Ordem para modificar a convocatória;
- Leitura e aprovação da Ata do Fórum Extraordinário Regional de 2023;
- Apresentação da Rede para os presentes;
- Relatório de atividades desde o último fórum;
- Eleição de delegados para o Fórum nacional de Jovens Líderes 2024;
- Eleição do/a Coordenador/a Anual;
- Assuntos Gerais;
- Encerramento / Foto Oficial.
18 a 26 anos incompletos
N/A
Sábado – 17h30min
Ordem do Dia:
- abertura da Assembleia Regional;
- eleição e posse do Presidente, dois Vice-Presidentes e dois Secretários da Mesa Diretora da Assembleia Regional;
- eleição e posse dos membros das Comissões Assessoras (Eleitoral, de Credenciais, de Apuração e de Assuntos Gerais) da Assembleia Regional;
- deliberação sobre a Ata da Reunião Ordinária da Assembleia Regional de 2023 (disponível em https://escoteirosdf.org.br/download/ata-da-assembleia-regional-de-2023/);
- análise e deliberação do Relatório Anual de 2023;
- análise e deliberação das contas e balanço anual de 2023, mediante parecer da Comissão Fiscal Regional;
- eleição do Diretor Regional de Métodos Educativos para completar o mandato até 31 de março de 2025;
- eleição de 3 (três) membros suplentes da Comissão Fiscal Regional para completar o mandato até 31 de março de 2025;
- eleição de 2 (dois) membros titulares e 3 (três) membros suplentes da Comissão de Ética e Disciplina Regional para completar o mandato até 31 de março de 2025;
- eleição dos delegados regionais titulares e suplentes para a Assembleia Nacional Escoteira, por ordem de votação;
- assuntos gerais;
- pré-aprovação da ata da Assembleia Regional de 2024;
- posse dos eleitos.
Escotistas, Dirigentes e Pioneiros, em especial Delegados de UEL
N/A
Domingo – 9h