Nesta sexta-feira, 17 de maio, os Escoteiros do Brasil participaram na sede da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) de uma roda de conversa sobre Prevenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a convite da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, Coalizão da qual a UEB é membro.
Para a condução da atividade, estavam Mariana Albuquerque, advogada do Instituto Alana, Geórgia Bergamin atriz e artista circense, Beatriz Prates diretora do filme “Apesar de”, Cristina Cordeiro, diretora adjunta do Instituto Liberta e Lucas Lopes, secretário executivo da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.
O conteúdo catalisador da conversa foi um trecho do filme “Apesar de”, que aborda a trajetória de uma sobrevivente de violência sexual com a atriz e artista circense, Geórgia Bergamin, a qual, de forma muito aberta, falou de sua luta pela superação da violência sofrida, mas acima de tudo sua decisão de abrir a questão com vistas a sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar das crianças, de modo a se formar uma corrente para reduzir a frequência com que a violência ocorre. A Diretora Adjunta do Instituto Liberta, Cristina Cordeiro, fez uma ampla exposição sobre o problema e apresentou as estatísticas alarmantes sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
Os participantes foram divididos em pequenos grupos e mobilizados para proporem ações mobilizadoras em seus diferentes ambientes, bem como potenciais campanhas em mídias sociais.
Importante ressaltar a presença de jovens do grupo semear, 67º DF, recém criado em Formosa, bem como da Vice-diretora Presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional) Carmen Barreira.