Encontro Regional de Tropas Escoteiras – ERTE 2022

Com o tema De volta à Ilha de Brownsea, o ERTE terá como objetivo inspirar os participantes a conhecer a história do movimento escoteiro, adquirir novas habilidades e conhecimentos e vivenciar a oportunidade de compartilhar desafios e aventuras com os amigos.

O acampamento da ilha de Brownsea foi o primeiro acampamento escoteiro do mundo e marcou o início do movimento escoteiro. Realizado entre os dias 1° e 8 de agosto de 1907, Baden-Powell (B-P) levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, baía de Poole na costa sul da Inglaterra. Ao longo de oito dias, B-P aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades. O acampamento foi um sucesso e motivou Baden-Powell a lançar, no ano seguinte, as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”.

Para a escolha do tema para o ERTE 2022 várias tropas escoteiras do DF se reuniram em Corte de Honra para discussão e proposta. A Tropa Escoteira Armagedom, do GE Águas Claras – 40° DF, sugeriu o tema De volta à Ilha de Brownsea que, dentre outros temas sugeridos, foi o escolhido pela Coordenação do ERTE.

Conforme a própria Tropa Escoteira Armagedom expos, após a pandemia os Grupos Escoteiros receberam uma grande quantidade de jovens, muitos por influência dos pais. Apesar dos jovens desconhecerem a história do Movimento Escoteiro e o sistema de progressões, eles têm se mostrado muito animados para participar de acampamentos e aprender as competências necessárias para a vida na natureza e a busca pela autonomia.

Confira todas as informações sobre o ERTE 2022 nos boletins:

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *