Anatel concede licença para funcionamento de estação de radioamador para os Escoteiros do DF

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) liberou a licença para funcionamento da estação de radioamador dos Escoteiros do DF. A comunicação foi feita oficialmente no dia 4 de julho, sendo recebida pelo Diretor Presidente dos Escoteiros do DF, Márcio Albuquerque. Com isso, o Campo Escola fica habilitado a implementar sua estação para atender os escoteiros radioamadoristas da região. Na ocasião, Márcio aproveitou para apresentar o espaço onde será instalada a sala de rádio, comumente chamada de “shack” (chaque) na gíria dos radioamadores, que significa cabana ou barracão, o cantinho da comunicação, onde serão ligados os equipamentos para serem feitos os contatos com outras estações pelo Brasil e pelo mundo.

A estação terá o indicativo PT2UEB (Papa Tango 2 União dos Escoteiros do Brasil), que também é muito utilizado por outras estações de radioamadores escoteiras pelo Brasil, diferenciada apenas pelo prefixo PT2 que denomina a região geográfica de Brasília.

Espaço para o chaque da estação de radioamador dos Escoteiros do DF

Márcio comentou que se lembra dos momentos em que participou de diversos JOTAs quando escoteiro e Sênior. Na época, ele ficava com a prancheta na mão, anotando os contatos (LOGs) feitos pela estação, não sendo possível, fazer um ruído para não atrapalhar o operador. “Era uma epopeia”, segundo ele, falando sobre as aventuras e lembrando que “não podia mexer nos equipamentos, num silêncio total no ambiente, apenas o som lá no fundo dos rádios…” e isso já foi há mais de 40 anos de vida escoteira.

A equipe de radioescotistas foi representada pelo Coordenador Regional Gabriel Herédia, (PU2CGC), que agradeceu o empenho nesta conquista dos Escoteiros do DF, explicando que com o chaque pronto a região poderá dar suporte de rádio às atividades externas das unidades escoteiras que necessitarem desse auxílio, bem como preparar jovens e chefes, com palestras, workshops e outras atividades para os interessados em saber mais sobre as diversas utilidades que o rádio proporciona.

Também estiveram presentes Célio Mello (PT2WV), Diretor de Radioescotismo da LABRE, Antonio Soares (PT2ASO), Rafael (PU2ECM) e o Chefe Stefano (PT2SMA).

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *