1° de agosto – Dia Mundial do Escotismo

No dia 1º de agosto, Escoteiros de todas as partes do mundo se reúnem para comemorar o Dia do Escotismo, prática reconhecida pelo seu método educativo, que proporciona aos jovens das mais diferentes culturas e credos a oportunidade de se tornarem cidadãos ativos em suas comunidades, contribuindo na construção de um mundo melhor. Mas você sabe de onde surgiu essa data? Confira abaixo um breve relato baseado em um texto de William Hillcourt, autor da biografia de Baden-Powell, “As três vidas de um herói”.

“Um dia, na metade de junho de 1907, aquele que seria o primeiro Chefe de Tropa do mundo se pôs a escrever uma carta a alguns de seus antigos companheiros de armas e suas esposas, pais de meninos entre 11 e 12 anos, alunos de Harrow, Eton, Charterhouse e algumas outras escolas oficiais.

Ele escreveu: “Me proponho realizar um Acampamento com 18 meninos selecionados, para que aprendam Escotismo durante uma semana, nas próximas férias de agosto. O acampamento, graças a autorização de C. Van Raalte, será realizado na Ilha de Brownsea…”

Como todo bom Chefe de Tropa, depois ele continuou sua carta especificando as instruções para os meninos, e assegurando aos pais que: “A alimentação, a preparação dos alimentos, os aspectos sanitários, etc., serão cuidadosamente supervisionados”.

Incluiu uma lista do equipamento e especificou o tipo de roupa necessária. Pediu que cada menino participasse do acampamento com um conhecimento prévio e pratico, do uso de três nós simples – amarra quadrada, nó de escota e o volta do fiel – e enviou desenhos dos nós para conhecimento daqueles que não os conheciam.

Em conclusão escreveu: “Se vocês autorizarem seu filho a participar deste Acampamento, sob estas condições, lhes pediria a gentileza de avisarem-me e eu enviarei detalhes sobre os trens a tomar, etc…”. E assinou – Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

Alguns dias mais tarde – em 17 de junho de 1907 – enviou convites similares a Companhia Bournemouth da Boys Brigade, solicitando que três de seus meninos o acompanhassem – meninos de escolas secundarias, granjeiros, filhos da classe trabalhadora.

Os convites para participar do Acampamento com o famoso General Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foram aceitos com entusiasmo. Quem não desejaria acampar por uma semana com o “Herói de Mafeking”?, sobrenome que Baden-Powell havia obtido como defensor da cidade de Mafeking durante a guerra contra os Boers, ao final do século.

O numero original de 18 foi ultrapassado em mais três participantes. Com uma decisão posterior B-P decidiu incluir seu sobrinho de 9 anos, para que atuasse como seu “auxiliar”. Convidou a um de seus antigos companheiros de armas, o major Kenneth McLaren, para que o acompanhasse como seu ajudante.

Era o entardecer de 31 de julho de 1907, e todos os participantes do que viria a ser o primeiro Acampamento de Escoteiros no mundo haviam se reunido na Ilha de Brownsea. O dia seguinte, 1° de agosto, e por 7 dias mais, B-P trabalhou com estes meninos experimentando o que chamava de seu “Projeto de Escotismo”. Em 9 de agosto lhes enviou de regresso a suas casas, satisfeito de que seu projeto havia resultado em êxito. O fez – não unicamente para os 22 meninos de Brownsea – senão para os mais de 500 milhões de outros meninos e jovens que já participaram do Escotismo desde 1907.”

Compartilhe essa publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *